Nuno Terras Marques, Marcelo Rebelo de Sousa e Fernando Nunes na visita à exposição
A Fábrica de Porcelana Vista Alegre foi condecorada pelo Presidente da República, mais uma menção para a marca que completa este ano o 200º aniversário.
A distinção foi concedida na passada quinta-feira, em cerimónia pública, na inauguração da exposição que assinala os 200 anos da Vista Alegre, no Palácio Nacional da Ajuda.
A Ordem do Infante D. Henrique é uma ordem honorífica que distingue a “prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua História e dos seus valores”.
O Presidente da República inaugurou a exposição “Rumo ao Infinito – Vista Alegre, 200 Anos de Criatividade”, aberta ao público até 31 de maio de 2025. A mostra, com curadoria de Filipa Oliveira e Anísio Franco e consultoria da Diretora do Museu Vista Alegre, Filipa Quatorze, reúne mais de 400 peças icónicas , num diálogo fluido entre passado, presente e futuro, sempre com a arte como pano de fundo.
A exposição conta ainda com o contributo da conceituada artista plástica britânica Clare Twomey, na instalação artística Continuum, feita especificamente para esta ocasião, numa homenagem à Fábrica e ao primado de qualidade da Vista Alegre.