No menu items!
8 C
Vila Nova de Gaia
Terça-feira - 6 Janeiro 2026

A Ilusão das Estrelas – Uma Hora de Esperança

Destaques

O Novo Ano, assim como o Novo Ano de Aniversário apresentam uma inalterável Faceta: “batem à Porta” e “entram”, mesmo sem serem convidados. Não conseguimos fazer parar o Relógio da Vida. O Ponteiro não recua. Quer para Bem ou Mal a Vida é obrigada a dar as Boas-Vindas. Por conseguinte, acendem-se Velas ou “queima-se” Fogo de Artifício na Expetativa de se conseguir dissolver ou mandar embora os “Espíritos do Azar”. Acontece, que as Luzes que a Humanidade acende não passam de Ilusões. Belas, fascinantes e seduzentes. Porém – muito perigosas, quando não se reconhece, que não passam de Imaginação da Fantasia. Acreditar na Interpretação de Profecias, que resultam do Pensar na Existência de Inspiração Divina ou Humana no contexto de Dedução de Símbolos, está no Risco de caminhar na Direção de Desespero e Desilusões, quando a Realidade se apresentar diferente. É importante distinguir entre o Pensar Positivo e a Ilusão do Simbolismo. Encontrar um Trevo de Quatro Folhas não significa automaticamente ir comprar uma Raspadinha e ganhar o Jackpot. É somente um Trevo. Não impede a Aquisição de um Bilhete de Lotaria. Mas seria errado ir antes de conhecer o Resultado reservar um Ticket para dar a Volta ao Mundo. Ser Realista não impede sonhar – somente requer um Equilíbrio saudável. É como a “Esperança Absurda” – soa estranho. É preciso ter muito cuidado com a Esperança. Acreditar, que Sonhos se conseguem realizar é realista. No entanto depende dos Sonhos. Não saber tocar uma única Nota no Piano, mas pensar conquistar os Palcos do Mundo, seria realmente absurdo. No Princípio do Ano elaborar um Plano com Metas e Objetivos pertence à Vida. Mandar Preces a Deus Senhor ou às Estrelas é a Fé na Esperança. Acontece, que a seguir precisa-se de começar a caminhar e construir os Caminhos, para que no meio de Espinhos consiga-se chegar ao famoso Roseiral. Que nem sempre a Estrada é fácil, é sabido. O que não significa, recuar e dar Vitória à Desistência.

A Desistência alimenta-se do Desequilíbrio entre Realidade e Sonhos. Por conseguinte, por vezes é importante parar e analisar a situação ou na História da Humanidade procurar Exemplos de Lutas, que venceram e ultrapassaram os Obstáculos, para se conseguir analisar melhor os próprios Objetivos. Um Exemplo encontra-se nos Grandes Discursos que influenciaram a História do Mundo. Como a Vida nem sempre é um Mar de Rosas, requer por vezes Palavras de Coragem para se enfrentar uma Estrada com Arbustos e Espinhos.

Existem fascinantes Discursos, que mudaram e influenciaram a História do Mundo. A 4 de Junho de 1940 Winston Churchill proferiu em Londres perante a Câmara dos Comuns um Discurso, que abordou o célebre “Milagre de Dunquerque” (Operação Dínamo – 26 de Maio e 4 de Junho). Mais de 330000 Militares conseguiram ser evacuados por intermédio de um Espírito de Resistência e Coragem, que transformou uma Derrota Militar em Vitória de Salvação Nacional. Perderam o Material, mas salvaram o Exército. Uma frase que precisa de ser analisada com Atenção: A Realidade não deixa margem para Triunfo, dado que as Baixas de Soldados, Civis e Materiais foram de profundo Luto. Porém – a Evacuação escreveu a História de um Resgato Humano como somente um Espírito de Solidariedade Nacional consegue

transformar Impossíveis em Possíveis. No maior Desespero nasceu uma Hora de Esperança. Possíveis requerem o que Winston Churchill descreveu com os seguintes Pensamentos:

1. “As Guerras não se ganham com evacuações.” Significa, que desistir não é Solução, mas por vezes precisa-se de recuar para ganhar.

2. “(…) lutaremos nos mares e nos oceanos, lutaremos com cada vez mais confiança e cada vez mais força no ar (…) lutaremos nas praias, lutaremos nas pistas de aterragem, lutaremos nos campos e nas ruas, lutaremos nas montanhas; nunca nos renderemos (…).” Integra um contexto Metafórico Intemporal e independente do Momento, quando foi apresentado. Não desistir de Sonhos e Visões, quando se consegue analisar uma real Chance.

Realidade e Razoabilidade precisam de Ponderação cautelosa, para não se construir Castelos de Ilusão. Por conseguinte, quando começa um Ano Novo não escrever um Plano com Ilusões, mas sim com reais Expetativas, cujas Metas se consigam conquistar.

Um Bom Ano Novo com Reais Estrelas

A Ilusão das Estrelas

Um Trevo Sorte significa.

Vivido passou e não fica.

O Passado recordar.

Porém –

Para o Futuro olhar.

Champanhe –

Rolhas de Garrafas saltaram.

Bom Ano Novo –

Palavras de Alegria ecoaram.

O Novo Ano cumprimentou.

Um Ramo de Estrelas brilhou.

Uma Estrela Cadente vi.

Saudade –

Sem demora compreendi.

Fogo de Artifício –

Oferece encantadoras Ilusões.

Palavras de Bons Votos –

Desejam reais Visões.

Um bom Ano Novo com reais Sonhos

Isalita Pereira

Historiadora

Poeta

Ver Também

EXCLUSIVO: WingDriver está a desenvolver software para diminuir os acidentes rodoviários

As startups em Portugal estão a deixar o seu “footprint” das novas tecnologias, quer se trate de Hardware e...