No menu items!
15 C
Vila Nova de Gaia
Segunda-feira - 27 Outubro 2025

Uma Hora repleta de Esperança – A Emigração do Espírito da Cultura

Destaques

“Uma Viagem de Emigração para qual não se precisa de Malas, somente um Espírito Aberto e uma Memória, que goste de viajar, assim como guardar Recordações.”

Os Segredos das Bibliotecas – Literatura

O Nome do Ensaio talvez quase soa como o Título de um Livro de Aventuras, um Filme de Suspense, um Obra de Arte … como um Mistério que se deseja desvendar. Na Realidade é o Objetivo das Bibliotecas.

Como assim?

Uma Biblioteca não é simplesmente um Edifício de Pedra e Cimento repleto de Estantes preenchidas com Papel, Cartão e Tinta. As Bibliotecas representam a Memória da Humanidade e o Espelho da Vida. Guardam a História Universal. Passear no meio das Estantes é fazer uma Viagem no Tempo e encontrar as Personalidades da História. Conhecer diferentes Mundos, assim como a Evolução do Big Bang até ao Presente Dia. Como seria imaginar O Mundo sem Leitura. “Fahrenheit 451” – descreve uma Distopia. Conta de uma Sociedade, onde não existem Livros, porque a Sociedade os considera perigosos, por conseguinte existem os “Bombeiros” para os queimar.

Heinrich Heine escreveu em 1821 “Lá, onde queimam Livros, acabam por queimar Homens.” Palavras repletas de Sabedoria e de Tristeza, porque a História comprova as suas desumanas e tirânicas Palavras. Queimar Livros significa apagar a Memória da Vida, dissolver literalmente a Presença de uma modesta Biografia ao Saber Universal, perder a Identidade da Cultura de uma Nação e por fim destruir o Passado, que ensina ao Presente para não cometer os mesmos Erros. Acontece, que a Lição continua muitas vezes por ser aprendida.

O Direito da Liberdade de Expressão é a Defesa da Existência dos escritos Pensamentos contra o Apagamento do Livre Espírito. Independente do Facto, que existem Obras que provocaram e provocam Polêmicas, Guerras e Crueldades. Porém – não o Livro por si, mas sim o próprio Ser Humano. Não somos Marionetas com Cabeças ocas ou de Madeira. Recebemos da Vida Consciência, Alma, Mente e Coração para ser possível conseguir distinguir entre Bem e Mal. A Humanidade é a Guardiã do Passado e ao mesmo Tempo a Professora do Presente e Futuro: Transmitir às novas Gerações a sua História e incentivar a criar um melhor Mundo, onde destruir Livros não é Solução, mas sim ensinar a reconhecer de forma crítica e consciente a respeitar divergentes Opiniões e Posições, a fim da Verdade vencer e não as Chamas da Destruição.

Desvendar os Sigilos das Escritas – é encontrar e enfrentar as diferentes Faculdades dos Números às Letras, da Fantasia à Realidade, do Materialismo à Transcendência, das Notas Musicais às Pinturas, da Biografia às Nações, das Ideias às Novas Tecnologias, da Emoção à Racionalidade, do Conselho aos Estudos etc. e conhecer a Universalidade e Diversidade do Mundo. Abrir um Livro é entrar para a Esfera das Letras e Palavras, que contam o que Autor algures outrora escreveu. Cada Obra integra a Biografia do Autor, assim como o seu Saber como Pensamentos. É como abrir uma Caixinha repleta de Surpresas, porque nem sempre sabemos o que nos espera, quando lemos um Conteúdo desconhecido. Ao longo dos Anos colecionamos os Segredos das singulares Edições e guardamos o Saber na Memória. Memória que oferece Recordações dos Momentos de Decifrar a “Tinta no Papel”, assim como as próprias Ideias que resultaram da Visita à descrita Esfera. Começa com o aprender do ABC até se chegar à Conclusão, que a Viagem no Mundo da Leitura jamais conhece um FIM.

Do Berço ao último Adeus – o Biográfico Caminho é acompanhado de Palavras. Dos Contos de Infância aos Manuais de Estudos e toda a Literatura. Muitos Textos resultaram em Filmes e vice-versa. “E tudo o Vento levou” – difícil de esquecer. A Biografia de Personalidades como Nelson Mandela, que foi transferida para o Cinema e conta a determinada e corajosa Luta contra Injustiças da Humanidade. As encantadoras Histórias de Beatrix Potter ou a querida Figura de Winnie-the-Pooh que alegram o Recordar da Infância. O emocional e triste Diário de Anne Frank, que faleceu pouco tempo antes da Guerra terminar, mas deixou para a Eternidade um Testemunho do seu Tempo. Uma infinita Lista, que deixa a Clareza da Existência e Importância do Passado para o Mundo. Exemplos que definem entre Bem e Mal e por vezes conseguem influenciar a Vida. Vida – é o verdadeiro Segredo de todas as Bibliotecas. Seus Conteúdos o Coração, Letras e Palavras sua Mente, Espírito Livre escreveu/escreve a Alma e tudo em conjunto constitui a Consciência da Terra. Está literalmente na Mão de cada um de nós folhear as Páginas e desvendar os seus Segredos. E quem sabe … escrever novos Mistérios para adicionar aos Existentes.

Misterioso é também o Facto de escrever Livros sobre Livros. Existe uma enigmática Fascinação referente ao Tema de escritas Palavras Pretas no Branco do Papel. Atraem e seduzem a Mente a querer saber mais sobre os Enigmas das Bibliotecas. Quais Tesouros se encontram escondidos no meio das infinitas Páginas? Quem sabe? Ler e descobrir.

Ler e viver é alimentar o Espírito – após o Nascimento procurar transformar a Tabula Rasa da Mente e Memória em Guardiãs do Ser do Universo.

Boa Leitura no Mundo ou Cosmos das Bibliotecas e inesquecíveis Descobrimentos, assim como Conquistas da Mente para a Memória da Humanidade.

Interessante Viagem de Emigração na Estrada da Cultura e da Vida.

Para continuar ….

Jornal Comunidades Lusófonas
Ver Também

EXCLUSIVO: Homem de negócios faz a diferença do lado de lá do Oceano Atlântico

Jack Prazeres nasceu em Portugal, na Pinhôa, Concelho de Lourinhã. Foi para o Canadá com 12 anos, decorria o...