No menu items!
17 C
Vila Nova de Gaia
Quinta-feira - 30 Outubro 2025

UTAD vai desenvolver em Cabo Verde as mais avançadas metodologias no desporto de alto rendimento

Destaques


Os atletas do alto rendimento de Cabo Verde vão passar a ter acesso às mais avançadas metodologias de treino e avaliação, com recurso às novas tecnologias, ao abrigo de um protocolo assinado hoje entre o Governo daquele país e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

De acordo com o protocolo, os métodos científicos e recursos tecnológicos utilizados na avaliação da performance desportiva e da saúde dos atletas, incluindo a avaliação física, fisiológica, técnica e psicológica, bem como as ferramentas de análise e interpretação dos dados já utilizados em parcerias institucionais da UTAD com clubes, federações e centro de alto rendimento, serão aplicados na identificação e desenvolvimento de talentos desportivos, mas também na formação e qualificação de treinadores. Além disso, os métodos e ferramentas aplicados serão utilizados na atividade dos atletas cabo-verdianos de alto rendimento, contribuindo para o seu desempenho e evolução contínua. O protocolo prevê igualmente a cooperação e intercâmbio em áreas diferenciadas como sejam o desenvolvimento de projetos de investigação conjuntos, que visam ampliar o conhecimento e a inovação na área do desporto.

O protocolo para o efeito foi assinado ontem dia 7 de outubro, em Vila Real, durante uma visita do Ministro Adjunto do Primeiro-ministro para a Juventude e Desporto de Cabo Verde, Carlos do Canto Monteiro. A comitiva cabo-verdiana integrou ainda o presidente do Instituto do Desporto e Juventude (IDJ), José Eduardo dos Santos, a Administradora para a Juventude do IDJ, Mónica Vicente, e o presidente da Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV), Emanuel Passos. A UTAD foi representada pelo seu Reitor, Emídio Gomes, e pelo Vice-Reitor para a Internacionalização, Luís Leite Ramos, entre outros responsáveis.

“A assinatura deste protocolo e o trabalho que vamos desenvolver conjuntamente, constituem um reconhecimento do papel crescente que a UTAD tem vindo a assumir na investigação científica relacionada com o desporto, mas também na transferência desse conhecimento para a sociedade e na sua aplicação em contextos reais”, afirmou o reitor da UTAD. Emídio Gomes considerou ainda que “este é mais um exemplo do sucesso da nossa aposta na Lusofonia, não apenas através do acolhimento de estudantes, mas de verdadeira e profícua cooperação académica e científica”.

“Cabo Verde está a dar um passo decisivo para o futuro do seu desporto ao associar-se à UTAD, uma instituição de renome que nos permitirá integrar ciência, inovação e conhecimento em áreas essenciais como o treino, a prevenção de lesões e a ética desportiva. Este protocolo é muito mais do que uma parceria, é a base de um legado que vai garantir que o nosso talento, aliado ao trabalho e à formação, se traduza em conquistas sustentáveis. Daqui a cinco, dez ou 50 anos vamos celebrar o desporto cabo-verdiano com a certeza de que a UTAD esteve na génese desse sucesso”, adiantou o Ministro Adjunto do Primeiro-ministro para a Juventude e Desporto de Cabo Verde, Carlos do Canto Monteiro.

O documento assinado em Vila Real prevê ainda o desenvolvimento de programas de formação, cursos e workshops sobre questões relativos ao alto rendimento desportivo, à gestão desportiva, à luta contra a dopagem no desporto e interação entre as ciências do desporto, além de programas específicos de apoio e orientação para especialização de atletas e outros profissionais do desporto cabo-verdiano.

Em março, a UTAD e o Governo de Cabo já tinham estabelecido importantes parcerias com vista a assegurar a formação de professores e de quadros para as áreas de engenharia, ciências agrárias e ciências veterinárias em Cabo Verde.

A UTAD tem vindo a afirmar-se como uma universidade de referência na área do desporto, através de cursos altamente reconhecidos nos vários graus de ensino, assim como na vertente da investigação científica. Em resultado do trabalho desenvolvido, um número significativo de antigos estudantes da universidade encontra-se hoje a desenvolver a sua atividade em clubes, federações, universidades e outras instituições de todo o mundo.

Jornal Comunidades Lusófonas
Ver Também

EXCLUSIVO – Tribeca Festival Lisboa, João Manzarra e Daniela Ruah deixaram mensagens aos emigrantes portugueses

Equipa da SIC e à direita o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas Teve início ontem, no Beato,...