No menu items!
17 C
Vila Nova de Gaia
Quinta-feira - 30 Outubro 2025

EXCLUSIVO: “É bastante interessante viver em Angola”

Destaques

Nome: Maria Vasconcelos

Idade: 42 anos

Profissão: Gestora de Laboratório

Há quantos anos onde vive fora de Portugal: 13 anos

Onde vive: Em Luanda

Como faz para matar os saudades de Portugal: Felizmente, a Internet ajuda bastante, faço bastantes chamadas para Portugal. Ao nível informativo, tenho vários canais por cabo portugueses, dos quais estou constantemente a ver.

Vou a Portugal três vezes por ano, às vezes vou mais. Normalmente eu estou cá com a minha filha, eu costumo dizer: eu vivo, estou cá com a minha filha, que tem 7 anos.

Tenho toda uma comunidade já de escola, uma vez que ela está numa escola portuguesa, que, apesar de Angola ser um país de língua portuguesa, é uma escola estrangeira, e a escola portuguesa aqui já começa a haver uma comunidade escolar, e começamos a entrar em contacto uns com os outros, com os pais dos amigos da minha filha, e tenho um “grupinho” de amigos também, todos eles conhecidos aqui.

Quando vim para Angola, vim completamente sozinha. Não conhecia cá ninguém, nem familiares. Não tinha nenhuma ligação, como há muitos portugueses que têm, eu não tinha.

Todos estes amigos são estão cá há 10 anos.

Em termos de leitura informativa, leio bastante e tudo que eu leio é online. Tenho sempre os meus livros, também costumo ler algumas coisas nacionais. Isto na parte de livros, na parte de notícias leio online leio os jornais portugueses.

Também leio livros de autores Angolanos, até para conhecer um bocadinho sobre a cultura e de vez volto aos autores portugueses. Vou intercalando entre autores Portugueses e Angolanos.

Angola tem muito a oferecer, desde o clima, a cultura, a comida, as praias, enfim, um conjunto de coisas que se vai conhecendo com o tempo, com os anos que estou aqui.

Faço uma seleção do que tem mais qualidade e menos qualidade, é bastante interessante viver em Angola hoje em dia.

Ver Também

EXCLUSIVO – Tribeca Festival Lisboa, João Manzarra e Daniela Ruah deixaram mensagens aos emigrantes portugueses

Equipa da SIC e à direita o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas Teve início ontem, no Beato,...